sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Os números das eleições - Barcelos

Depois de realizar uma primeira apreciação aos resultados eleitorais obtidos para a CM de Barcelos, proponho agora realizar uma breve leitura à distribuição dos votos pelos vários órgãos autárquicos. No total do concelho e de acordo com os valores disponibilizados pela Comissão Nacional de Eleições, o PS obteve o maior número de votos para a Câmara Municipal, tendo o PSD assegurado o maior número de votos para as Assembleias de Freguesia e para a Assembleia Municipal. Com 34911 votos, o PS ganhou a Câmara ao Dr. Reis que obteve menos 914 votos – uma vitória não muito expressiva, mas significativa tendo em conta o historial das autárquicas, onde o PSD foi o partido que sempre liderou os destinos do município desde as primeiras eleições autárquicas. Por outro lado, a vitória do PS para a Câmara também se terá ficado a dever ao “voto útil” dos partidos à esquerda no candidato socialista. Por exemplo, o BE arrecadou 2619 votos para a Assembleia Municipal, mas apenas obteve 1439 para a Câmara Municipal. No caso da CDU essa diferença foi menor, mas cifrou-se em 450 votos. Parece portanto plausível que um número considerável de eleitores transferiu o seu voto dos partidos de esquerda para o Costa Gomes. Por outro lado, a percentagem de votos no PS para a Câmara aumentou das eleições de 2005 para 2009 (+2,79%), ao passo que o número de eleitores no Dr. Reis desceu 3,86%. A conjugação destes números indica claramente a vontade manifestada pelos Barcelenses de arrepiar caminho, retirando os sucessivos votos de confiança que foram dados ao Dr. Reis.
Já em relação à Assembleia Municipal que é um órgão colegial e, portanto não individualizado (para além de ser um órgão menos visível para muitos eleitores), verifica-se que o PSD conseguiu um ligeiro maior número de votos do que o PS, embora tenham ambos conseguido eleger o mesmo número de mandatos (40).
A principal diferença verificou-se ao nível da votação para as Assembleias de Freguesia, onde o PSD continua a ser claramente o partido mais votado e a assegurar o maior número de Juntas. O PSD ganhou em 61 freguesias, ao passo que o PS ganhou em 22. Tal facto deve-se a uma predominância já antiga do PSD principalmente nas freguesias mais rurais e pequenas, onde prevalece um maior conservadorismo. Com efeito, verifica-se que nas freguesias mais populosas e sobretudo nas de natureza urbana (Barcelos, Arcozelo, Barcelinhos, etc.) as Juntas são socialistas. Por outro lado, em 8 freguesias o PSD assumiu-se como a única força política candidata à Assembleia de Freguesia. É também curioso notar que em 16 freguesias onde o PSD foi o partido mais votado para a Assembleia de Freguesia, o PS conseguiu o maior número de votos para a Câmara (ex. Areias, Manhente, Lijó, Vila Boa, etc.), verificando-se o oposto apenas em Alheira.
Depois desta leitura fica a faltar uma análise aos resultados obtidos em Palme. Em breve vou realizar esse exercício e tecer algumas considerações sobre a animada campanha eleitoral da nossa freguesia e das ondas de choque que se lhe seguiram.













Sem comentários:

Enviar um comentário