quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Apresentação

Saudações cordiais a todos!!
Serve esta primeira mensagem para introduzir os objectivos que estão na origem deste blog.
Ocorreu-me a ideia de entrar no mundo da blogosfera por constatar que existe uma notória falta de informação sobre a nossa terra e uma confrangedora falta de debate, quer ao nível dos canais mais convencionais, quer através dos meios que as novas tecnologias nos proporcionam. Por isso, decidi tomar esta iniciativa.

Em primeiro lugar, este espaço não é meu, mas sim de todos aqueles que pretendam contribuir para o enriquecimento e para o debate de ideias sobre a nossa região e sobre a nossa terra em particular. Debater e discutir é esclarecer e informar. Assim, este blog pretende não apenas constituir um espaço onde vou deixar alguns apontamentos pessoais sobre acontecimentos e desafios importantes que a nossa terra enfrenta e irá enfrentar, mas ambiciona também ser um espaço onde os demais conterrâneos possam deixar as suas opiniões, críticas e sugestões. Democracia e liberdade são valores que não são propriedade individual, mas do colectivo; são valores alimentados pela discussão e não pela opinião que alguns procuram impor aos demais. Por isso, convido e apelo à intervenção de todos.

A nossa terra está a enfrentar uma provação difícil que se relaciona com a possibilidade (muito forte como o indicam os estudos técnicos conhecidos) de localização de um aterro sanitário numa área classificada pelo PDM de Barcelos (em fase de revisão) como pertencente à Reserva Ecológica Nacional. Os Palmenses manifestaram o seu desagrado, saíram notícias na comunicação social, assistiu-se a mobilizações nas freguesias vizinhas e, como que por um passe de mágica, o assunto caiu num esquecimento propositado. É evidente que para os autarcas instalados (neste caso mais para a Câmara do que para a Junta que se declarou contra tal intenção, apesar de ser da mesma cor política), as manifestações populares são incómodas e acarretam a perda de votos, que podem comprometer a reeleição dos mesmos. Mas, para além da hipocrisia, este comportamento revela que as pessoas concorrem por interesses individuais, de protagonismo pessoal e de afirmação e não pela causa pública e pelo bem comum de todos. É por isso que vou seguir com extrema curiosidade o desfecho das eleições do próximo domingo e os acontecimentos que se seguirão. Isso ficará para depois. Agora resta fechar esta apresentação que já vai longa.

Sem comentários:

Enviar um comentário