Portugal é conhecido pelos três F's: Fado, Fátima e Futebol. No fim de semana de 12 e 13 de maio houve a combinação quase perfeita do epíteto. Senão vejamos.
Primeiro tivemos a visita do papa Francisco no centenário das aparições de Fátima. A comunicação social deu grande destaque ao evento desde a partida do papa de Itália, à sua entrada no espaço aéreo português escoltada por caças da força aérea, aterragem, os cumprimentos da praxe das figuras de Estado, deslocação de helicóptero, viagem no papa-móvel, quebras de protocolo, palavras dirigidas aos fiéis, celebrações litúrgicas, despedidas e partida. Tudo ao vivo e em direto, comentado por vaticanistas e especialistas em religiosidade. Mas ainda o papa e os peregrinos mal tinham saído do recinto, já o centenário das aparições era relegado para segundo plano por causa do futebol.
Nessa noite, o SLB entrava em campo com o Vitória de Guimarães e, caso vencesse, o clube lisboeta sagrava-se campeão. Assim, mal o papa partiu, o futebol assumiu as rédeas dos noticiários, com diretos do estádio, comentários aos onze prováveis e diretos da praça do Marquês com os festejos do tetra.
Mas ainda os festejos mal tinham começado, uma nova e inesperada noticia varria o país: Portugal sagrava-se pela primeira vez vencedor do festival da Eurovisão. Apesar do tema dos manos Sobral estar bem cotado, o televoto e o fator vizinhança geravam receios. Mas não, Portugal ganhou em toda a linha, tendo conquistado quer os júris quer os espectadores europeus, com o tema melódico e sentimentalista levado a concurso. E os festejos do futebol foram ampliados pelos adeptos encarnados considerando o benfiquismo do Sobral ou foram o tónico de sportinguistas e portistas para reduzir a vitória do SLB no futebol.
Assim e em menos de 24 horas os acontecimentos precipitaram-se: o futebol fez esquecer Fátima, e o Festival (mas sem fado) abafou o tetra futebolístico. É caso para dizer, a tradição ainda é o que era em Portugal. Quando voltará a repetir-se semelhante coincidência de F's? Hum, não será fácil...
Sem comentários:
Enviar um comentário