No mapa e tabela seguintes (em atualização ao longo do mês de abril) apresentam-se os valores por concelho do número de casos confirmados com Covid-19. Os dados revelam que a epidemia continua a alastrar e a crescer por todo o território nacional, embora a um ritmo não muito elevado. Mas como a base de infetados continua a aumentar, uma taxa de crescimento diária à volta de 10% significa que teremos cada vez mais casos. Ao analisar estes dados publicados no site da Direção-Geral de Saúde é preciso ter em conta dois aspetos. Em primeiro lugar, os valores divulgados referem-se apenas a casos de pessoas que deram positivo num teste realizado. Isto significa que muito provavelmente o número de infetados é muito superior ao divulgado. Em segundo lugar, os dados publicados revelam várias inconsistências, com variações diárias inexplicáveis em vários concelhos. Veja-se o caso do município do Porto, onde de 30 para 31 de março o número de casos passou de 941 para 462 (ver tabela publicada no post de março). A falta de robustez dos valores publicados, talvez devido ao facto dos dados serem fornecidos à DGS por diversas fontes, limita a capacidade de se conhecer com mais rigor a evolução da epidemia em Portugal à escala local.
Em termos globais, a 5 de abril havia um total de 11159 casos confirmados em Portugal continental e 295 óbitos. Portalegre e Castelo Branco eram as únicas capitais de distrito sem casos confirmados. A 5 de abril havia ainda 131 municípios com menos de três casos confirmados de Covid-19. A maioria destes concelhos localizava-se no interior e Alentejo. Mas alguns deles tinham já muitos casos confirmados, como Resende (45). A região Norte era de longe a mais assolada pela doença. O número de casos confirmados no Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo correspondia a 32% do total nacional. Destaque ainda para o crescimento da doença em Braga, que era já o sétimo concelho com mais casos confirmados (349).
Covid-19 por concelhos a 5 de abril de 2020
Fonte: Direcção-Geral de Saúde.
De 5 para 20 de abril e, apesar das medidas de confinamento impostas, o número de casos continuou a crescer e o vírus a espalhar-se pelo país. Assim, de 681 casos em Lisboa passou-se para 1068 no Porto, que passou a ser o concelho com mais casos positivos de Covid-19. À data de 20 de abril, Vila Nova de Gaia passou a ter tantos casos como Lisboa (1060). Depois de Matosinhos, Braga passou a ser o quinto município com mais casos confirmados (856). Dos 278 concelhos localizados em Portugal continental, 201 têm pelo menos três casos positivos de doença (em 5 de abril eram 147). No cômputo geral de todos os municípios com mais de 3 casos, passou-se de um total de 8686 doentes em 5 de abril para 17172 a 20 abril. Ou seja, o número de infetados mais que duplicou em 15 dias e só nos últimos dias se nota, de facto, uma desaceleração no número de contágios um pouco por todo o país. São estes números positivos? Será que esta evolução nos permite encarar o futuro com otimismo? Será este o "milagre português" de que falava o Marcelo? Veremos.
Covid-19 por concelhos a 20 de abril de 2020
Covid-19 por concelhos a 20 de abril de 2020
Fonte: Direcção-Geral de Saúde.
Em Barcelos, o número de casos tem vindo a aumentar também. Conforme se mostra no gráfico em baixo, apesar das medidas de contingência e do estado de emergência, o número de casos confirmados em Barcelos passou de 90 (5 de abril) para 174 (20 de abril). Ou seja, o número de doentes com Covid-19 em Barcelos quase duplicou nestas últimas duas semanas. Na freguesia de Palme não se consta ainda de nenhum caso confirmado. Embora se note alguma precaução e contenção por parte das pessoas, continua a ver-se muita gente a circular e grupos de pessoas em amena cavaqueira pelas ruas da freguesia. Tratam-se evidentemente de comportamentos de risco que podem trazer consequências para todos. Se todos cumprirmos a nossa parte será mais fácil ultrapassar o problema.
De 20 de abril para 5 de maio o número de casos confirmados no concelho de Barcelos continuou a aumentar. Depois de estabilizar nos 200 casos no final do mês de abril, o número de casos confirmados continuou a subir no início do mês de maio. No dia 5 de maio já tinham testado positivo 225 barcelences. Para continuar a acompanhar.
De 20 de abril para 5 de maio o número de casos confirmados no concelho de Barcelos continuou a aumentar. Depois de estabilizar nos 200 casos no final do mês de abril, o número de casos confirmados continuou a subir no início do mês de maio. No dia 5 de maio já tinham testado positivo 225 barcelences. Para continuar a acompanhar.
Evolução do número de casos de Covid-19 em Barcelos (26 de março a 5 de maio)
Fonte: Direcção-Geral de Saúde.
Fonte: Direcção-Geral de Saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário